Secretarias

Dorvalino Rocha

Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Juventude

Dorvalino Rocha

Dorvalino da Rocha e Silva, tem 47 anos, nasceu em Couto Magalhães -To. Mudou-se pra Redenção com 09 anos de idade, Trabalhou por mais de 20 anos no grupo Arauto sendo 18 anos na administraçãom da empresa.  Aceitou ser Secretário de Esporte a convite do saudoso prefeito Vanderlei Coimbra na gestão 2013/2016 Vanderlei e Iave,
A convite do então saudoso prefeito Carlo Iavé foi Secretário de Obras na gestão 2017/2020 Iave e Marcelo, Convidado pelo prefeito Marcelo Borges, é o atual Secretário de Esporte,Turismo e Juventude na gestão 2021/2024 Marcelo Borges e Karlos Wonnei.

 

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer tem uma política pública focada na valorização da diversidade cultural, esportista e de lazer do redencense. Nossos investimentos, tanto no fomento à atividade física quanto nas atividades artísticas ou de lazer aprimoram nossa rede de relacionamento nesses três eixos. Nossa pasta reflete a preocupação básica em oferecer oportunidades a uma quantidade cada vez maior de pessoas, crianças, jovens, adultos e melhor idade para que nosso objetivo seja alcançado.

Silvestre Monteiro Falcão Valente

Secretaria Municipal de Administração

Silvestre Monteiro Falcão Valente

SILVESTRE MONTEIRO FALCÃO VALENTE, natural de Belém do Pará, Administrador de Empresas, devidamente registrado no Conselho da Classe com CRA-PA nº 663. Começou sua vida de servidor Público em Belém, foi servidor público estadual na Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral - SEPLAN, trabalhando inicialmente no Gabinete do Secretário de Planejamento enquanto fazia Faculdade e depois de formado foi promovido para o cargo de Técnico na Coordenadoria de Articulação Municipal - CODAM, onde me familiarizei  com a realidade de vários Municípios do Estado, optando e escolhendo para morar e trabalhar no ano de 1983 neste progressista município de Redenção, ocupando cargos Comissionados de Confiança de quase todos os Prefeitos de Redenção, ficando fora de apenas duas administrações. "Hoje tenho a honra de está compondo na linha de frente da equipe do Dinâmico Prefeito MARCELO FRANÇA BORGES, com quem pretendo caminhar durante os seus quatro anos de governo e encerrar a minha carreira  pública".

A Secretaria de Administração busca desenvolver políticas públicas de excelência e transparência nas áreas de administração, compras e contratos, licitação, Tecnologia da Informação,  Almoxarifado e Gestão de Pessoas, com eficiência e eficácia de forma participativa, promovendo a integração, do desenvolvimento e a capacitação no sentido de potencializar suas competências, assegurando a legalidade, a impessoalidade, a moralidade, a publicidade e a eficiência, objetivando atingir a excelência dos serviços prestados à sociedade.

Williamar Soares de Sousa

Secretaria Municipal de Agropecuária e Aquicultura

Williamar Soares de Sousa

William da Agricultura, nascido em Conceição do Araguaia e criado no município de Redenção-Pará. Quando jovem, a convite de um irmão, mudou-se para Carneirinhos, Minas. Quase concluindo o Ensino Médio, devido a perda de seu pai, teve que voltar para Redenção para ajudar sua mãe onde pode trabalhar na lanchonete modelo como chapeiro em seguida trabalhou de servente de pedreiro e posteriormente de vendedor no armazém Paraíba. Posteriormente ingressou no curso de Zootecnia, na Fesar, onde obteve destaque elaborações de trabalhos e desenvolvimento acadêmico, no período de faculdade obter oportunidades de estagiar em grandes empresas como ABS, Sindicato Rural de Redenção, participou da construção e desenvolvimento do primeiro projeto fazendinha na exposição agropecuária, estagiou no Mafra Agropecuária onde contribuiu com moniso e cuidado dos touros para o primeiro leilão do Mafra agropecuária. Casou-se com Eidy Hoffemann e hoje é pai de três filhos. Em 2013, ingressou na Secretaria de Agropecuária de Redenção, onde se deparou com uma Frota de três tratores sendo 2 no toco e um fumando, elaborou então o plano de desenvolvimento Rural que se deu por levantar as principais demandas das associações vinculadas a secretaria, iniciou-se a elaboração de projetos que foram responsáveis pela recuperação e ampliação da Frota, hoje podendo contar com 11 tratores um distribuidor de calcário um distribuidor de sementes uma plantadeira de mandioca uma plantadeira de grãos 12 grades aradoras uma grade niveladora, uma carreta agrícola e na assistência técnica havia apenas uma moto 150 que era utilizada para levar os operadores no campo e fazer visitas técnicas, hoje através da elaboração de projetos secretaria conta com duas caminhonetes L200 Triton. Focou se na qualificação dos profissionais e inclusão demais técnicos e zootecnista, agrônomo veterinário. Contribuindo para maior e melhor prestação de serviço junto ao homem do campo possibilitando maior rentabilidade.
William da Agricultura é o principal responsável pela vinda de dois projetos da Embrapa para nosso município voltada ao homem do campo sisteminha da Embrapa e apoio a mandiocultura. Criou o projeto caracol como incentivo a cadeia de PSI cultura do município de Redenção, na gestão do saudoso Vanderlei Coimbra William da Agricultura foi responsável pela criação do projeto de confecção de reservatórios de armazenamento de água confecção de reservatórios para criação animal.
Buscou com apoio técnico e ajuda do Marcelo Borges incentivo do governo federal através da Secretaria de Agricultura familiar com Fernando Schwank, e também através do Estado com o secretário Hugo Suenaga.
Hoje, ocupa a pasta de Secretário na Secretaria Municipal de Agropecuária, Aquicultura, Industria e Comércio na administração do prefeito Marcelo Borges.

 

Programas e Departamentos

Agropecuária

Programa Gradagem

O programa gradagem em parceria com as associações tem atendido produtores rurais com o preparo do solo através da mecanização, para plantio de grãos, tubérculos, hortifrutigranjeiros contribuindo também para formação de pastejo como forma de apoio á bovinocultura, sobretudo leiteira.

formas de apoio ao sucesso na atividade são disponibilizadas através do corpo técnico, orientações voltadas a análises e correção do solo, adubação e manejos a serem adotados.

Imposto Territorial Rural-ITR

Certificado de Cadastro de Imóvel Rural-CCIR

Indústria e Comércio

A indústria e comercio tem oferecido condições para atração de implantação de indústria em Redenção bem como o desenvolvimento econômico no comercio local através de negociações de compra de produtos ou serviços com indústria instaladas no município, estruturando os centros de compras locais como (bairros, ruas, feiras, e Avenida) diagnosticando as empresas que estão trabalhando na informalidade no comercio varejista, atacadista do município.

Turismo

O departamento de turismo-(DETUR), atua projetando e divulgando o potencial turístico do Município, de forma a atrair novos investimentos de maneira sustentáveis, incentivando, supervisionando, apoiando iniciativas, viabilizando a estruturação, capacitação e qualificação dos possíveis pontos turísticos e propondo parcerias voltadas para o atendimento e desenvolvimento turístico municipal.

 

Maria Jucema Furtado Capelleso

Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

Maria Jucema Furtado Capelleso

Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social

Maria Jucema Furtado Cappellesso, nascida em Mafra-SC. Em meados de 1978, junto com sua família, veio para Redenção- PA, sendo redencense há quase 40 anos. Casada desde 1982, mãe de dois filhos, e um neto de 10 anos de idade. Sempre esteve empenhada no social dando apoio e participando na União Espírita, na APAE- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Redenção, na Maçonaria, no Rotary e no Lar de Maria desde sua adolescência, o que fez nascer o seu amor pela filantropia.

Jucema está cursando Serviço Social na UNOPAR- Universidade Norte do Paraná, e tem como foco contribuir de forma particular e social no desenvolvimento das atividades e na superação dos desafios da realidade social de criar oportunidades de acesso a direitos, favorecendo o trabalho social e a prevenção de situações de risco.

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS) do Município de Redenção possui atribuições em planejar, coordenar, supervisionar, assistir e executar a Política Social, com ênfase às iniciativas da comunidade na área de atuação assistencial.

A Atuação Assistencial ocorre em base a princípios e diretrizes tendo como objetivo garantir o atendimento às necessidades básicas e proporcionar o desenvolvimento pessoal, familiar e social, bem como, oportunizar a capacitação, facilitando a inserção no mercado de trabalho e a geração de renda.

Dentre seus princípios destacam-se o da universalização dos direitos sociais; o respeito à dignidade do cidadão; o direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à convivência familiar. Os serviços prestados no âmbito do SUAS (Serviço Único de Assistência Social) devem produzir seguranças sociais aos seus usuários, conforme suas necessidades e a situação de vulnerabilidade e risco em que se econtram.

 

 

 

Vanderly Antonio Luiz Moreira

Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Lazer

Vanderly Antonio Luiz Moreira

Secretário Municipal de Educação: Vanderly Antonio Luiz Moreira

É servidor público municipal efetivo, brasileiro, nascido em 16 de janeiro de 1976 no município de Conceição do Araguaia (PA), formado em Biologia pelo CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica), pós-graduado em Gestão Escolar pela UEPA (Universidade do Estado do Pará). Com atuação profissional na área educacional desde 1993. Dentre suas experiências, estão à atividade de doze anos como Diretor Escolar. Assumiu a Secretaria Municipal de Educação em Janeiro de 2016. Em 2017, Vanderly foi eleito membro da mesa diretora da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Pará (Undime).

Toda a trajetória de Vanderly é dedicada à causa da educação. Tem se destacado, na administração pública, pela busca incansável, juntamente com o Prefeito Iavé Araújo, de iniciativas que permitam a consolidação de uma educação de excelência. Dentre várias ações exitosas, instituíram o Conselho Municipal de Educação no município de Redenção e o Projeto “Ouvindo o Servidor” nas escolas e creches com o propósito de estar acompanhando de perto os problemas e ouvindo as demandas e sugestões para melhorias da qualidade da educação do município. Vanderly Antonio Luiz Moreira participa constantemente de eventos e cursos técnicos voltados a sua área de atuação a nível regional e nacional.

A filosofia educacional a Secretaria Municipal de Educação é a de desenvolver uma educação humanizada, com base na tríade - comunidade - escola e Secretaria Municipal de Educação - buscando sustentar uma sociedade em equilíbrio, tendo como propósito a construção de um ambiente prazeroso e seguro de se viver.Neste sentido, busca aprimorar constantemente as Unidades de Ensino, propiciando uma atmosfera que favoreça o cultivo da ética, da construção de uma sociedade solidária, que respeite as individualidades, tendo a paz como fator primordial, para que se possa desenvolver uma educação de qualidade, que possibilite a formação integral de cada cidadão. Isto porque a educação de qualidade garante formação de cidadãos críticos, participativos e capazes de construir sua própria história e da comunidade onde estão inseridos.

 

Manoel dos Reis Ribeiro Pereira

Secretaria Municipal de Fazenda

Manoel dos Reis Ribeiro Pereira

A Secretaria Municipal de Fazenda do município de Redenção-SEFA, coordena e controla a administração econômico-tributária e fiscal de Redenção. Cabe ainda à SEFA, instituir impostos como: IPTU, ISS e ITBI. A Fazenda tem competência legislativa plena, ou seja, pode determinar a incidência dos impostos, formas de lançamento e cobrança, assim como modos de arrecadação e fiscalização. A SEFA funciona na Independência, no antigo prédio da Delegacia de Polícia Federal, no centro de Redenção, faça-nos uma visita.

Eva Cristiane Fialho da Silva

Secretaria Municipal de Finanças

Eva Cristiane Fialho da Silva

Processar a despesa e manter o registro e os controles contábeis da administração financeira, orçamentária e patrimonial do município, inclusive seu arquivamento;Incumbir-se da preparação e encaminhamento aos órgãos de controle externo competentes e em tempo hábil, os balancetes e relatório previsto na legislação, bem como o balanço geral a as prestações de contas de todos os recursos transferidos para o município e aqueles transferidos por outras esferas de governo, inclusive o arquivamento dos protocolos de entrega;

Fiscalizar e fazer a tomada de contas dos órgãos de administração centralizada encarregados de movimentação de dinheiro e valores;

Receber, pagar , guardar e movimentar o dinheiro e outros valores do município;

Acompanhar a realização de licitação para a aquisição de materiais, obras, bens e serviços necessários ás atividades de prefeitura;

Acompanhar e controlar a execução orçamentária de contratos e convênios celebrados pelo município;

Desempenhar outras atividades afins.

A secretaria municipal de financias apresenta a seguinte estrutura interna:

Gabinete da secretaria:

Secretaria executiva de gabinete

Diretoria de contabilidade geral :

Coordenador de lançamentos e classificação contábil;

Coordenador de programação e execução orçamentaria;

Diretoria administrativa e financeira

Coordenação de tesouraria

Manoel Sobrinho de Sousa Marinho

Secretaria Municipal de Governo e Gestão

Manoel Sobrinho de Sousa Marinho

 Manoel Sobrinho de Sousa Marinho, brasileiro, casado, Advogado, residente e domiciliado em Redenção-PA desde fevereiro de 1978, natural de Araguacema-TO, onde sempre atuou na iniciativa privada, ingressando no serviço público por meio do Concurso 001/2005, se tornando Servidor Publico Municipal Efetivo no cargo de Coordenador e Controlador de Agricultura e Pecuária. Atualmente exercendo o cargo de Secretário Municipal de Agropecuária, Indústria, Comércio e Turismo pela segunda vez, desde 02 de abril de 2018. Procurando desenvolver uma politica de total presteza ao Produtor Rural e em especial aos que desenvolve a Agricultura Familiar.

A Secretaria Municipal de Governo (Segov) e uma secretaria da estrutura do municipal de Redenção que presta assessoria direta e imediata ao Poder Executivo. Está sob a competência da Segov a coordenação, monitoramento e integração dos programas e ações do governo, tais como o suporte às relações com os demais poderes, com outros municípios, estado e Governo Federal. Fica a cargo da Secretaria a formulação e coordenação de diretrizes e políticas para negociações e captação de recursos financeiros destinados a programas e projetos do setor público municipal. Concentra ainda a responsabilidade sobre ações fiscalizadoras para preservação do equilíbrio econômico e da eficiência técnica e em condições de regularidade dos serviços públicos. Como órgão de gestão, a Segov elabora e executa programas e ações para melhoria em todos os âmbitos do governo municipal, bem como efetua monitoramento, verificação de pesquisa e análise das fontes de recursos para o município, a elaboração de projetos, convênios, planos de trabalho e o controle e acompanhamento das propostas em execução e execução orçamentária, competindo ainda participação efetiva da elaboração do orçamento geral financeiro, incluindo as questões prioritárias do governo. Prestar assistência ao Chefe do Executivo em suas relações políticas administrativas cm os munícipes, órgãos e entidades públicas e privadas e associações de classe

 

Carlos Gonçalves da Silva

SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

Carlos Gonçalves da Silva

Carlos Gonçalves da Silva, tem 42 anos, brasileiro, natural do estado do Paraná, é casado, profissional da área comercial e ciências agrárias, reside em Redenção-PA desde fevereiro de 2010. Possui larga experiência na  iniciativa privada como gestor de equipes e planejamentos estratégicos em duas grandes empresas nacionais, ambas do setor do agronegócio. Possui boa relação com entidades, sindicatos e empresários de várias partes do Brasil, em especial do agronegócio. Defende a criação de políticas públicas para a geração de emprego e renda, atuante em causas sociais e amparo dos menos favorecidos.

 

A Secretaria tem como missão promover emprego e renda aos munícipes, atuando neste primeiro momento, com a realização de  estudos e pesquisas, junto a empresas constituídas no município, criando ferramentas para serem utilizadas no fortalecimento do comércio e a produção industrial local.
Construirá um  banco de dados que será utilizado para divulgar o município nas campanhas publicitárias em todo o Brasil, além de apresentar as aptidões e vocações locais, visando  o desenvolvimento futuro.
Acompanhará a atualização do novo plano diretor do município, o desenvolvimento econômico para os próximos anos, interagirá com o Executivo e Legislativo para analisar as leis existentes referentes à tributação e taxação dos impostos previstos em leis, como também fortalecer as empresas constituídas.

 

Aristóteles Alves do Nascimento

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Aristóteles Alves do Nascimento

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável tem por finalidade tratar de assuntos técnicos, políticos e administrativos, coordenar a representação da Secretaria, bem como promover a integração com órgãos, organismos, entidades e programas, no âmbito das competências da Semma, foi criada em 07 de Novembro de 2005 pela Lei Complementar n. 003, quando então era denominada Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O Órgão ao longo de sua existência foi reorganizado e reestruturado, passando a ser regido pela Lei Complementar nº. 101/2019, com a nomenclatura atual.

Diretrizes Estratégicas Institucionais da Semma:

Missão: garantir o desenvolvimento sustentável para presentes e futuras gerações com políticas públicas socioambientais integradas.

Visão: ser referência na construção de um modelo de desenvolvimento municipal fundamentado na sustentabilidade ambiental.

Valores: ética, Excelência técnica, Compromisso socioambiental, Transparência, Efetividade, Respeito a vida, Autonomia, Respeito a diversidade.

Sobre o secretário Aristóteles Alves do Nascimento

Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado do Pará, Pós-Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho Pontifícia Católica do Estado de Goiás, Especialista em Gestão de Projetos pela Universidade Católica de Brasília e Especialista em Gestão Hídrica e Ambiental pela Universidade Federal do Estado do Pará, professor na Universidade do Estado do Pará. Atualmente é Secretário Municipal de Meio Ambiente e Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente do município de Redenção.

Wilker Muniz

Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana

Wilker Muniz

O secretário de Obras Wilker Muniz é cearense, casado, pai de dois filhos e começou a trabalhar muito cedo. Em Redenção, iniciou sua jornada no mercado de trabalho em 2001 como repórter cinematográfico na TV Cidade (SBT), onde também atuou como diretor de imagens, sempre exercendo seu trabalho com amor e dedicação, tendo matérias exibidas, inclusive, em rede nacional. Ocupou o primeiro cargo na vida pública à frente da Assessoria de Comunicação da Prefeitura (Ascom) em 2013, a convite do Prefeito Vanderlei Coimbra (in memorian), e lá permaneceu por quatro anos. Com muitos desafios durante a carreira, aceitou o convite do Prefeito Carlo Iavé (in memorian) a integrar a equipe da campanha eleitoral vitoriosa em 2016. Em 2017, tornou-se presidente do Instituto de Pesquisa, Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável de Redenção (IPPUR), tendo executado grande revolução no desenvolvimento das atividades inerentes ao órgão, com o Programa de Regularização Fundiária, que beneficiou grande número de famílias com títulos definitivos. Ainda neste mesmo ano, foi convidado a integrar a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Redenção (Comdec), sendo o primeiro a ser nomeado em Redenção, tendo a importante incumbência de liderar uma equipe e deliberar estratégias quanto ao desastre causado pela intensa chuva que atingiu Redenção na época, provocando alagamentos e desabrigando várias famílias. No exercício deste cargo, foi o responsável pela a captação de todos os recursos destinados para desenvolvimento de ações e aqeuisição de suprimentos para a população prejudicada. Em 2020, aceitou mais um grande desafio ao assumir a coordenação do Gabinete Gestor de Crise, concebido para realização de um trabalho constante de informação, conscientização e monitoramento da Covid-19, com o principal objetivo de resguardar a segurança da população.Seu último grande desafio antes de assumir a pasta de Obras, foi integrar a equipe de campanha do então candidato Marcelo Borges, com apenas 45 dias hábeis para levar o candidato à vitória nas urnas.Com a eleição do prefeito Marcelo Borges, Wilker Muniz aceitou o convite para assumir a
Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob), uma das pastas mais importantes da Prefeitura de Redenção (PA). 

João Lucimar Borges

Secretaria Municipal de Saúde

João Lucimar Borges

João Lucimar Borges (João Lúcio) nasceu em Barro Alto, Goiás, em 14 de janeiro de 1972. É formado em Letras pela Universidade Federal do Pará - UFPA, pós-graduado em Língua Portuguesa pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá – Rio de Janeiro e, também, Licenciado em Pedagogia pela UNINTER - Centro Universitário Internacional. Casado com Fernanda do Nascimento, tem três filhas: Maria Fernanda, Maria Sofia e Rávylla. É repórter, professor das redes estadual e municipal de ensino. Está na vida pública, praticando a arte de servir às pessoas, há mais de duas décadas; são seis mandatos consecutivos de vereador, em uma das cidades mais importantes da Região do Araguaia – Redenção. Na Câmara Municipal foi Presidente da Comissão de Saúde nos últimos 4 anos.   

A Secretaria Municipal de Saúde é o órgão da Prefeitura de Redenção-PA responsável por formular e executar a política municipal de saúde. A Secretaria é norteada pelos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), que tem como propósitos promover a saúde, priorizando as ações preventivas e democratizando as informações relevantes para que a população conheça seus direitos e os riscos à sua saúde.  
Atua no planejamento e execução de estratégias que resultem na melhoria da infraestrutura da rede municipal, oferecendo um serviço ágil e de qualidade para seus usuários. Desta forma, investe na qualificação e ampliação da rede de saúde básica, universalizando o acesso, e na modernização dos atendimentos de sua competência.