DMTT e Secretaria de Educação realizam palestras sobre educação no trânsito para crianças

Aulas foram ministradas nas escolas pelos agentes de trânsito

Secretaria de Secretaria Municipal de Administração | Postado em: 26 de Setembro de 2019 | Por: CONVÊNIOS | Atualizada em: 30 de Setembro de 2019

A Prefeitura de Redenção, através do Departamento Municipal de Trânsito e Tráfego (DMTT), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Lazer (Semec), tem realizado uma série de palestras alusivas à Semana Nacional do Trânsito nas escolas municipais de Redenção.

As atividades estão sendo ministradas por agentes de trânsito e são destinadas a crianças da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, com palestras e momentos lúdicos que reproduzem situações vividas nas vias urbanas, incluindo lições de respeito à sinalização e às relações sociais estabelecidas por motoristas e pedestres.

De acordo com o diretor do DMTT, Pedro Rodrigues, as ações referentes ao tema foram intensificadas durante a semana nacional, porém fazem parte do calendário anual do órgão de forma permanente, pois “somente com atividades constantes de conscientização voltadas às crianças, poderá haver mudança de comportamento e, consequentemente, se construirá uma nova cultura entre os futuros condutores da cidade”, afirmou.

Trânsito didático para os pequenos

Coordenadas pelo agente Oliveira, as palestras são realizadas de forma lúdica para facilitar o entendimento das crianças, com a representação física do trânsito em miniatura, permitindo que os alunos transitem e experimentem situações, como a travessia da rua na faixa de pedestres, o desembarque do veículo pelo lado da calçada, a observação da sinalização da via, placas, semáforos, uso do cinto de segurança, entre outras.

Esta é a primeira vez que uma escola do ensino particular recebeu a equipe do departamento de trânsito para a promoção da palestra, trata-se do Colégio Educacional Raio de Sol. O projeto deste ano também se estendeu a uma unidade educacional localizada na zona rural de Redenção, a EMEIF Bela Vista. “É com muita felicidade que comemoro por poder proporcionar este conteúdo educativo de tanto valor para nossas crianças, futuras habilitadas de Redenção”, disse o diretor da Bela Vista, professor Wailton.

As demais escolas da rede pública que já foram contempladas com as palestras foram as EMEI’s Cláudio Pereira, União Espírita, Maria Mercês Miranda, Otávio Batista Arantes, Ruth Passarinho e Victor Gabriel. (ASCOM - Prefeitura de Redenção)