Secretaria de Saúde realiza CTA itinerante

Responsabilidade

Secretaria de Secretaria Municipal de Saúde | Postado em: 19 de Junho de 2019 | Por: Assessoria de Comunicação | Atualizada em: 19 de Junho de 2019

A Vigilância em Saúde realizou nesta terça-feira, no Setor Vila Maria, uma grande ação de saúde com atendimento do CTA ITINERANTE.

O CTA Itinerante visa ampliar o acesso e a oferta dos testes rápidos para diagnóstico do HIV, triagem sorológica para Sífilis e hepatites, sendo uma importante estratégia, na qual o diagnóstico precoce possibilita uma assistência adequada.

O CTA Itinerante é um projeto do Programa Municipal de Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), do HIV/AIDS e das Hepatites Virais, que se baseiam em características epidemiológicas, geográficas e socioeconômicas, tais como: população sexualmente ativa, acessibilidade ao teste, vulnerabilidade social, dentre outros.

“O objetivo é ampliar na rede básica de saúde a divulgação do serviço, bem como oferecer aconselhamento, orientação e realização de exames”, informa a diretora de Vigilância em Saúde, Makeldes Borges.

O CTA Itinerante continuará levando, no decorrer do ano, em diferentes pontos e públicos do município, o serviço de testagem e aconselhamento, ampliando o acesso à população do expediente de diagnósticos e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis.

Nesta ação, foram realizadas 88 consultas médica e de enfermagem, 210 testes rápidos e 180 doses de vacinas, incluindo a Imfluenza. (Assessoria de comunicação)