Secretaria realiza treinamento de manejo da influenza

Responsabilidade

Secretaria de Secretaria Municipal de Saúde | Postado em: 28 de Maio de 2019 | Por: Assessoria de Comunicação

A Secretaria de Saúde, através da Vigilância em Saúde, realizou um treinamento em Manejo de Casos de Influenza, no auditório da SMS para médicos e enfermeiros da rede pública e particular, ministrado pela enfermeira, Daniele Nunes, mestre em epidemiologia e técnica da Vigilância em Saúde do estado (Sespa).

O objetivo é atualizar profissionais que atuam em toda rede assistencial para reforçar o manejo adequado da influenza, de acordo com os protocolos vigentes do Ministério da Saúde, que preconizam o uso da medicação antiviral e a atenção especial aos casos de síndrome respiratória aguda grave.

O curso trata ainda do diagnóstico diferencial entre o resfriado comum de síndrome gripal e a síndrome respiratória aguda grave, dos principais riscos de complicação e das medidas que reduzem a transmissão da gripe.

A vacinação é uma das principais medidas preventivas para influenza. A Secretaria de Saúde está em campanha desde o dia 15 de Abril e encerra dia 31 de Maio para os grupos prioritários. A vacina é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe. (Assessoria de comunicação).