Governo Federal reconhece situação de emergência em Redenção

Agora recursos serão pleiteados junto ao Ministério da Integração

Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social | Postado em: 13 de Dezembro de 2018 | Por: Assessoria de Comunicação | Atualizada em: 21 de Dezembro de 2018

A Defesa Civil deu parecer favorável ao decreto de situação de emergência na cidade de Redenção, no dia 28 de novembro, devido às chuvas intensas que atingiram o município no dia 26 de novembro.

A situação jurídica especial foi solicitada pelo prefeito da cidade, Carlo Iavé, que visitou o Ministério da Integração Nacional em Brasília, nesta quarta (12), acompanhado da Secretária Municipal de Governo, Renata Rocha, para solicitar execução das ações de restabelecimento e reabilitação do cenário e captação de recursos para as áreas atingidas.

O prefeito já havia decretado situação de emergência no município e a partir da publicação do decreto, agora reconhecido, poderá elaborar um plano de resposta, pleiteando recursos ao ministério.

Apesar de as chuvas intensas terem acometido Redenção há algumas semanas, famílias ainda sofrem os efeitos da intempérie. No total, 127 sofreram danos diretos causados pelo desastre ambiental, perdendo condições de moradia, alimentação, vestuário e acesso à água potável.

A situação ainda prejudicou 4.014 pessoas que tiveram parcialmente restabelecida a prestação de serviços essenciais e também enfrentam dificuldades de locomoção devido às vias obstruídas, como estradas e pontes, além do prejuízo econômico relacionado à morte de animais e destruição de casas.

Para atender a população afetada, equipes da Secretaria de Obras e de Saúde têm prestado ajuda de forma permanente, além da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, que fez a triagem das famílias necessitadas e está centralizando o recebimento das doações de vestuário e mantimentos. Da mesma forma, a Secretaria de Governo acompanhou a visita às famílias, dando andamento junto ao governo do Estado na concessão de benefícios. Donativos podem ser encaminhados para o CREAS, localizado na rua Walterloo Prudente, nº 34, Vila Paulista, fone: 3424.1329.