Biblioteca Pública Municipal Wesley Viana de Moura é agraciada com premiação nacional

Conquista

Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer | Postado em: 06 de Novembro de 2018 | Por: Assessoria de Comunicação | Atualizada em: 06 de Novembro de 2018

No último dia 26/10, foram anunciadas as 10 Bibliotecas Públicas brasileiras vencedoras do “2º Prêmio de Reconhecimento Conecta de Boas Práticas em Bibliotecas Púbicas 2018”.

A ONG Recode, organização social voltada ao empoderamento digital e patrocinada por Bill e Melinda Gates Foundation, premiou 10 bibliotecas públicas brasileiras que contribuem com o avanço dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) e com a transformação social de suas comunidades. Concorreram ao reconhecimento 48 bibliotecas participantes da primeira fase do programa Conecta Biblioteca, realização da Ong Recode e da organização norte-americana Caravan Studios, uma divisão TechSoup.

O prêmio valoriza os profissionais de bibliotecas que lideraram a elaboração e implementação das novas atividades a partir das demandas identificadas em cada município.

Para os três primeiros lugares, a premiação será uma viagem à Colômbia para imersão em experiências bem-sucedidas de bibliotecas públicas. Os próximos colocados ganham equipamentos para apoiar o uso de tecnologia nesses espaços, tais como uma TV 40 polegadas (4º lugar), uma câmera digital (5º lugar), um retroprojetor (6º lugar) e computadores desktop (7º a 10º lugares). Conheça os vencedores:

Classificação

1º lugar - Biblioteca Municipal Wilson Marques (Tomé-Açú, PA) - Elanir Fernandes Cardoso; 2º lugar - Biblioteca Maria Santana (Juína-MT) - Patrícia Itaibele Gomes Pereira; 3º lugar - Biblioteca Municipal Amaral (Pedreiras-MA) - Francinete Santos Braga; 4º lugar - Estação Literária Lourdinha Évora (Guararema-SP) - Vanessa Martins dos Santos; 5º lugar - Biblioteca Municipal Wesley Viana de Moura (Redenção-PA) - Margareth Miranda Trindade de Oliveira (Margot Trindade).

“Das 48 bibliotecas concorrentes, de todos os Estados do Brasil, foram selecionadas as 10 melhores e com muito orgulho a nossa Biblioteca Pública Municipal Wesley Viana de Moura ficou em 5º lugar, graças à implementação do seu projeto de nova programação com o tema central: "Empreendedorismo e Tecnologia para o mercado de trabalho", que incluiu vários cursos, palestras e oficinas voltadas à tecnologia e ao mercado de trabalho e que foi realizada com o apoio das parcerias firmadas ao longo do ano, através de pesquisa da comunidade orientada pelo Programa Conecta Biblioteca.

Entre as parceiras firmadas citamos a Universidade do Estado do Pará - UEPA, Campus Redenção XV Redenção, o Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE, através de sua diretora Cássia Milhomem, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC (Núcleo de Apoio Profissional do Senac – Redenção), através de sua diretora Marly Moreira, entre outras.

“Pelo segundo ano consecutivo a Biblioteca de Redenção ficou entre as 10 melhores do Brasil e isso é motivo de muito orgulho para mim, enquanto profissional bibliotecária, pois demonstra que as ações que estamos implementando, além de estarem atraindo o público para a biblioteca, fazendo com que se aproprie do espaço e se sinta pertencente à ele, ainda possamos elevar o nome do nosso município Brasil a fora, consolidando-o como um município que valoriza a biblioteca, as ações culturais e educativas desenvolvidas por ela e que aposta na transformação social, o que é um objetivo do Programa Conecta Biblioteca”, citou Margot Trindade, diretora da Biblioteca Municipal de Redenção.

Pelo 5º lugar a Biblioteca Pública Municipal Wesley Viana de Moura será premiada com uma Câmera Digital.

A premiação das dez melhores práticas acontecerá no Rio de Janeiro/RJ, onde as responsáveis pelas bibliotecas serão convidadas para compartilhar suas experiências em um evento que será realizado no dia 14 de dezembro, com transmissão ao vivo para todo o Brasil, nas redes sociais da Ong Recode (https://www.facebook.com/rederecode/). (Assessoria de Comunicação).