“É um desafio constante proporcionar saúde de qualidade para a população”, diz prefeito Iavé

Investimento

Secretaria de Saúde | Postado em: 25 de Julho de 2018 | Por: Assessoria de Comunicação

Diariamente a população busca atendimento na saúde e a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, busca oferecer serviços de qualidade.

Com recursos reduzidos e inúmeros problemas oriundos de administrações anteriores torna-se uma tarefa difícil atender as demandas do dia a dia. Porém, desde que a atual gestão assumiu a Prefeitura, o serviço de saúde melhorou no município, isso graças ao empenho da Secretária de Saúde, Cleide Mendes, e de toda a equipe da Secretaria de Saúde.

Entre as principais benfeitorias estão à implantação do Quarto PPP (Pré Parto, Parto e Pós-Parto), no Hospital Materno Infantil, com berço aquecido, leito eletrônico, incubadora, implantação do Programa Parto Adequado, reforma de enfermarias com novos leitos, capacitação de servidores, além de contratação de apoio técnico para tradução no atendimento a indígenas.

O Hospital Municipal Iraci Machado Araújo foi reformado e ampliado, ganhou novo aparelho de Raio X, monitor multiparimétrico, desfibriladores, novos leitos, enfermarias humanizadas e os servidores foram capacitados para o atendimento humanizado.

O prefeito Carlo Iavé também entregou à população os Postos de Saúde dos setores Santos Dumont e Planalto III equipados e com estrutura de primeira linha. Outros três postos de saúde estão sendo ampliados e reformados.

A farmácia foi centralizada e estruturada com uma equipe de nove pessoas, incluindo duas farmacêuticas, com objetivo de coibir a duplicação de receitas, dispensa de medicamentos sem receita e direcionamento dos usuários a um único local, evitando desgastes na procura.

O Programa Saúde Sem Distância que leva atendimento médico, exames, vacinas e palestras aos moradores da zona rural de Redenção, atendeu a comunidade Nova Glória, Mata Geral Arraiaporã e Inajá.

O Programa Saúde na Escola realizou campanhas de combate à verminose, com aplicação de primeira dose e avaliação de possíveis casos de Hanseníase, além de palestras sobre alimentação saudável, saúde bucal, práticas corporais da atividade física com educador físico, palestras sobre álcool e drogas, prevenção de DST’s/AIDS, combate à dengue e atualização de vacinas.

Por meio do programa Nutrisus foi feita a entrega de suplemento contendo vitaminas e minerais em todas as creches municipais. Já o Projeto Aeróbico na Praça levou aeróbico funcional e zumba para as pessoas em locais seguros, nas avenidas Santa Tereza, Brasil e Santos Dumont.

Além dessas ações e benfeitorias, foram adquiridas quatro novas ambulâncias e duas vans para transporte de pacientes de hemodiálise e foi dado continuidade à manutenção dos programas do NASF, com educador físico nas unidades de saúde para atendimento a cardiopatas, hipertensos e diabéticos.

O Programa Melhor em Casa, com médico, enfermeiro, assistente social e psicólogo, vem atendendo atualmente 40 pacientes incapacitados de locomoção.

Para melhor ainda mais o atendimento, foi implantado novo espaço climatizado e com assentos para marcação/resultados de exames no laboratório municipal, além de novos consultórios odontológicos nos setores Campos Altos e Átila Douglas.

Também foi implantado o VISAT - Vigilância em Saúde do Trabalhador, em parceria com o Centro de Referências Especializado em Saúde do Trabalhador, com equipe multidisciplinar visando cuidar da saúde do trabalhador.

MAIS

Dados do Hospital Iraci

Janeiro a abril - 11.659 consultas clínicas/especializadas; janeiro a maio - 21.596 consultas médicas e de enfermagem nas unidades de saúde da família.

Dados do Hospital Materno Infantil

Janeiro a dezembro de 2017 – nasceram 1.412 redencenses; janeiro a abril de 2018 – 5.223 consultas; e janeiro a abril de 2018 - 2.149 exames de ultrassom.

(Assessoria de Comunicação)