Redenção é destaque em evento nacional no Rio de Janeiro através da Biblioteca Pública Wesley Viana de Moura

Redenção é destaque em evento nacional no Rio de Janeiro através da Biblioteca Pública Wesley Viana de Moura

Visibilidade

Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer | Postado em: 22 de Maio de 2018 | Por: Assessoria de Comunicação

Com objetivo de compartilhar aprendizados e inspirar as bibliotecas a criarem uma programação inovadora para a comunidade, que atraía especialmente os jovens e que esteja alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS), aconteceu no Rio de Janeiro o II Encontro Nacional Conecta Bibliotecas.

O evento aconteceu entre os dias 14 e 18/05, na cidade do Rio de Janeiro e reuniu 200 profissionais de bibliotecas.

Bibliotecários e profissionais de biblioteca participantes da primeira etapa do programa contribuíram com momentos inspiradores sobre o trabalho já realizado em seus municípios, entre eles a diretora Margot Trindade, da Biblioteca Pública Municipal Wesley Viana de Moura, de Redenção, que

participa desde 2015 e hoje é embaixadora do programa e premiada pelas ações realizadas na biblioteca de Redenção. No evento, Margot apresentou as boas práticas da Biblioteca Pública de Redenção e falou sobre o tema: O impacto na vida dos jovens usuários, sendo muito elogiada por todos e principalmente pela equipe do Conecta Biblioteca, pelo trabalho de excelência que vem sendo realizado na biblioteca junto à comunidade.

Ainda na agenda do evento, foi lançado o Movimento Recode, um convite com foco no empoderamento digital dos jovens. A ação pretende alcançar 600 bibliotecas públicas, comunitárias e prisionais, que poderão se inscrever no site: http://recode.org.br/movimentorecode.

Durante o evento, os profissionais de bibliotecas tiveram formação em temas como pesquisa da comunidade, gestão compartilhada, plano de comunicação, articulação e parcerias, e palestras de representantes dos seguimentos: Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias RNBC), Guilherme Relvas, Diretor do Departamento do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) do MINC, Renata Costa, do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), dos Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas (SEBPs), da Caravan Studios, da Ong RECODE e da Fundação Bill & Melinda Gates.

O encontro faz parte do programa Conecta Biblioteca, realizado pela Ong Recode em parceria com a Caravan Studios, e com o patrocínio da Fundação Bill e Melinda Gates, e tem o objetivo de estimular a transformação social e o desenvolvimento das comunidades por meio das bibliotecas públicas.

Pela primeira vez, o encontro reuniu profissionais das bibliotecas selecionadas nas três etapas da iniciativa em 2015, 2017 e em 2018. A programação do evento buscou compartilhar aprendizados e inspirar profissionais de bibliotecas a criarem uma programação inovadora, que atenda às necessidades da comunidade, atraia especialmente os jovens e que esteja alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

A iniciativa tem o apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates. O Recode está orientado pelas metas estabelecidas no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Plano Nacional de Cultura (PNC) e também pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).

“A participação no Encontro do Conecta é sempre muito edificante,  aprendemos e trocamos muita informação com todos os participantes e sempre voltamos com o gás renovado para continuarmos os trabalhos em nossas bibliotecas. O Conecta Biblioteca é um divisor de águas tanto na minha carreira profissional quanto para a biblioteca pública de Redenção, pois através dele pudemos mudar a programação da biblioteca e sair do estereótipo de que bibliotecas só tem livros para oferecer. Hoje somos uma biblioteca viva, pulsante, com uma vasta programação que inclui, cursos, oficinas, palestras, encontros com escritores e uma infinidade de outras atividades e isso tudo só foi possível com o apoio do Programa Conecta Biblioteca”, Margot Trindade. (Assessoria de Comunicação)