No domingo 20 de novembro foi comemorado em todo o Brasil o Dia da Consciência Negra. A data tem importante significado no calendário escolar, a partir da influência dos povos africanos na história do Brasil e pelas ações de combate ao racismo e a discriminação.
Na cidade de Redenção, no sul do Pará, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Lazer (SEMEC), promoveu por meio das escolas municipais, inúmeras ações alusivas ao mês da consciência negra. As ações foram realizadas nos períodos da manhã, tarde e noite, em diversas escolas da Rede Municipal de Ensino.
O Dia da Consciência Negra é celebrado no Brasil em 20 de novembro, desde 2003, quando foi incluído no calendário escolar nacional, mas foi instituído oficialmente como feriado no país em 2011, por meio de uma lei (12.519) sancionada pela então presidenta Dilma Rousseff.
Apesar da lei, é feriado em somente em 1.260 cidades brasileiras, onde as Câmaras locais aprovaram leis regulamentando a decisão.
Recentemente, o Senado aprovou um projeto de lei que torna o Dia Nacional da Consciência Negra feriado nacional. A decisão ainda tem de passar pela Câmara Federal e ser sancionada pelo presidente da República. (Ascom/Secretaria de Educação).

















