REDENÇÃO REALIZOU O 1º FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF

Valorização

Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Lazer | Postado em: 28 de Outubro de 2022 | Atualizada em: 04 de Novembro de 2022

O município de Redenção realizou o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef. A reunião intersetorial aconteceu na manhã desta quinta-feira (27), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Lazer (SEMEC), e contou com a presença do prefeito Marcelo Borges, membros das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Esportes, Meio Ambiente e Educação, Conselho dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Conselho Tutelar e Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente.

O Fórum tem como finalidade a elaboração de um plano de trabalho para nortear nos próximos anos as ações do município no que diz respeito a implantação, consolidação e ampliação de políticas públicas voltadas à criança e ao adolescente, e teve a presença ainda de representantes da gestão municipal e da sociedade civil.

De acordo com o secretário de Educação, Cultura e Lazer, Prof. Vanderly Moreira, o I Fórum Comunitário é uma das etapas do Selo Unicef, sendo um momento de planejamento participativo, troca de informações e diálogo entre diversos membros da comunidade, sobre políticas públicas municipais voltadas para a infância e adolescência.

O Selo UNICEF é uma iniciativa que tem o objetivo de unir esforços em muitas áreas públicas para que a infância e a adolescência sejam prioridade nas políticas públicas. Por meio de ações Intersetoriais, planeamento participativo por resultados e a mobilização de adolescentes facilitamos compromissos dos gestores, dos profissionais e da sociedade para melhorar a vida das crianças e dos adolescentes nos seus municípios.

Para a obtenção do selo, um dos desafios é mobilizar a sociedade em torno da necessidade de implementação de políticas públicas que contribuam para avanços importantes dos indicadores referentes à saúde, educação e assistência social de crianças e adolescentes, como obesidade infantil e mortalidade infantil, número de crianças e de adolescentes fora da escola, entre outros.

O prefeito Marcelo Borges disse que Redenção está há 14 anos tentando conseguir o Selo Unicef e fez o compromisso de lutar por essa conquista para o município. “Não vamos iniciar esse processo e desistir, não importa a dificuldade que teremos. Eu vou fazer a minha parte enquanto prefeito, dando total apoio”, declarou.

A implementação de um conjunto de políticas sociais inclusivas ligadas a boas práticas em diferentes áreas dos serviços públicos irá garantir a conquista do Selo UNICEF 2021-2024 para Redenção, que se somará a mais de 400 municípios brasileiros que receberam a certificação de qualidade emitida pelo órgão mundial responsável pela garantia de direitos e monitoramento de políticas públicas voltadas para a infância e a adolescência. (Ascom/Secretaria de Educação).