PREFEITURA DE REDENÇÃO APOIA DETENTOS DO PRESÍDIO NO PROJETO ORIGAMI

Valorização

Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social | Postado em: 26 de Outubro de 2022

Com a presença do Prefeito de Redenção, Marcelo Borges, Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Jucema Furtado, vereador João Lúcio, delegada da DEAM Cristian Batista e do psicólogo Carlos Costa, servidor da SEMED, foi realizada nesta terça-feira (25/10) uma apresentação das obras de arte produzidas pelos detentos da Unidade Penal de Redenção, que foram incluídos no Projeto Origami (Dobrando as Dores do Cárcere), projeto do Governo do Estado do Pará sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, que tem como proposta a psicoterapia para redução de pena.

O Prefeito Marcelo Borges, participou do evento destacando a importância da nova dinâmica social produzida pelos detentos e, se colocou à disposição no sentido de dar o apoio necessário no projeto, que visa tirar o tempo ocioso nas celas por uma atividade artística, bem como reduzir a reincidência criminal e orientar o futuro profissional do “recuperados”, como são chamados.

O evento também contou com a participação de várias mães grávidas, que no final foram contempladas com vários produtos de uso domésticos produzidos pelos detentos que cumprem pena em regime fechado ou semiaberto.

A secretária da Assistência e Desenvolvimento Social, Jucema Furtado, revelou que foi um momento de grande emoção e, também de grande reconhecimento como sendo uma forma de fazer a diferença para quem está dentro de um cárcere e, lembrou que o projeto pode ser expandido para jovens e adultos do município assistidos pela instituição.

O psicólogo e servidor municipal (SEMED) Carlos Costa, que tem o domínio do projeto, afirma que os trabalhos produzidos pelos detentos são materiais (papel, papelão e outros) recicláveis e são transformados em obras de arte. (Ascom/Assistência Social)