“Inclusão da pessoa com deficiência na sociedade”: Com esse tema, a Prefeitura Municipal de Redenção, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, realizou várias atividades no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na segunda-feira (20), para celebrar o DIA NACIONAL DA LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. Trazendo a reflexão sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão da pessoa com deficiência na sociedade.
O objetivo principal foi de conscientizar e dar maior visibilidade a causa, promover a integralização desta população na sociedade, combatendo o preconceito em todas as suas esferas.
Atualmente, o CRAS realiza a acolhida das pessoas com deficiência, assim como faz escuta ativa sobre as demandas apresentadas, encaminhamentos para os equipamentos da rede, visita domiciliar, orientações sobre direitos e acesso a serviços oferecidos, além de atualizar dados cadastrais, prover acesso a benefícios como o Benefício de Prestação Continuada (BPC PCD) e fortalecer os vínculos familiares e comunitários.
Participaram do evento com belíssimas apresentações os assistidos de SCFV e os adolescentes da APAE.
Em 1982, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi estabelecido por movimentos sociais, visando a promover e debater a inclusão social. A data, entretanto, só foi oficializada no Brasil pela Lei nº 11.133 em 14 de Julho de 2005. (Ascom/Assistência Social)