AÇÃO DO CASTRAMÓVEL JÁ É REALIDADE NO MUNICÍPIO DE REDENÇÃO

Responsabilidade

Secretaria Municipal de Saúde | Postado em: 02 de Setembro de 2022

O Castramóvel entrou em operação com o primeiro mutirão na última terça, 30 de agosto, no município de Redenção. A ação atendeu os cães machos de tutores residentes no bairro Vila Maria que foram cadastrados pelos Agentes Comunitários de Saúde, no período de 11 a 29 de agosto, com o objetivo de promover o controle populacional de animais, controlar as zoonoses e promover o bem-estar animal.

Logo após o período de cadastro, esses animais passaram por exames clínicos e laboratoriais no dia 30 de agosto e, aqueles que não apresentaram nenhuma alteração, foram castrados. “Quero ressaltar que o nosso castramóvel tem toda a estrutura necessária para esse tipo de procedimento, de acordo com as normas que são estabelecidas pelo Conselho de Medicina Veterinária. Estaremos percorrendo os bairros do município de Redenção e seguindo todos os protocolos, conforme determinação do Prefeito Marcelo Borges”, pontua o secretário de saúde João Lúcio.

A médica veterinária e responsável técnica Juciane Cappellesso juntamente a turma de medicina veterinária da FIC, a Vigilância Sanitária e a Unidade de Zoonoses estiveram realizando todos os atendimentos. “Os agentes comunitários de saúde do bairro que vai ser realizado a ação realizam um trabalho de educação em saúde, onde verifica-se o interesse do proprietário em castrar o seu animal e, a partir daí, é realizado o cadastro”, informa a médica veterinária Juciane Cappellesso. (Ascom/Secretaria de Saúde).