SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA CAMPANHA ALUSIVA AO DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS

Responsabilidade

Secretaria Municipal de Saúde | Postado em: 01 de Dezembro de 2021

Em alusão ao Dia Mundial da Luta contra a AIDS, a Secretaria de Saúde através do SAE/CTA e da Vigilância em Saúde, com parceria da Atenção Primária, promoveu nesta quarta-feira, 01 de dezembro, ações de testagem, distribuição de preservativos e palestras educacionais para os munícipes. As ações ocorreram na unidade do SAE/CTA e nos postos de saúde dos setores Átila Douglas, Vila da Pedra e Planalto durante todo o dia.

A prevenção da contaminação pelo HIV é de suma importância visto que, uma vez contaminado, o vírus se prolifera de maneira exorbitante. Sua transmissão ocorre através de relação sexual desprotegida, compartilhamento de seringas contaminadas e da mãe para o filho durante a gestação ou amamentação. Já os cuidados incluem uso de camisinha, utilização de seringas e agulhas descartáveis e uso de retrovirais durante a gravidez.

Sobre este assunto, a biomédica Makeldes Borges, diretora de Vigilância em Saúde, afirma: “Esta é uma data muito importante para a conscientização da população para lembrar que a AIDS existe e está aí, (...), e é importante ressaltarmos a importância do tratamento precoce, mas, principalmente, sobre a prevenção. E para dar suporte à população, temos um Centro totalmente equipado na Avenida Araguaia que está de portas abertas para dar toda a assistência ao paciente”.

Ações como esta demonstram a preocupação do Secretário de Saúde João Lúcio e do Prefeito Marcelo Borges em proporcionar à população um atendimento humanizado e de qualidade. E acordando com o senhor Secretário de Saúde em sua frase “A saúde não para”, ressaltamos que a prevenção da sua saúde também não pode parar. Portanto, previna-se e cuide-se, a prevenção é o melhor remédio. (Ascom – Secretaria de Saúde).