SEMEC reforça ações para busca ativa de alunos que não estão participando das aulas remotas

Os pais que não estão buscando as atividades impressas nas escolas, também estão sendo monitorados.

Secretaria de Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Lazer | Postado em: 30 de Abril de 2021 | Por: CONVÊNIOS | Atualizada em: 03 de Maio de 2021

Os Departamentos de Ensino, Estatística e Multiprofissional se reuniram para reforçar as ações do planejamento estratégico para busca ativa de alunos que não estão participando das aulas remotas e pais que não estão buscando as atividades impressas nas escolas.
A reunião com a equipe Intersetorial discutiu a implementações de medidas necessárias para permanência e aprendizagem além do que já é executado pela Secretaria de Educação.
A rede municipal segue um protocolo de controle da frequência escolar. Se um aluno não assiste as aulas remotas ou os pais não vão buscar os livros e atividades impressas, a escola entra em contato com a família do estudante para saber o motivo. Se a família não for localizada, a escola informa a equipe multiprofissional. A equipe realiza essa busca junto com as assistentes sociais, se não tiver êxito aciona o conselho tutelar e, em último caso, o Ministério Público.
Em paralelo a esse acompanhamento, a Secretaria de Educação monitora as listas de presença de toda a rede. Antes da pandemia, isso era feito a cada bimestre ou trimestre. Na pandemia, passou a ser mensal. (Ascom – Secretaria de Educação)
A ideia é que as informações do monitoramento levem à criação ou ao redesenho de políticas educacionais e criar protocolos para agir diante de cada situação.