Casos de Covid crescem e impedem retomada de alguns setores da economia

Responsabilidade

Secretaria de Prefeitura Municipal de Redenção | Postado em: 10 de Junho de 2020 | Por: Assessoria de Comunicação

Atendendo a um compromisso assumido com a categoria dos comerciantes na penúltima reunião do Gabinete de Crise, na qual ficou acordado que seria elaborado um protocolo para retomada das atividades de restaurantes, bares e academias Redenção. Sendo assim, na tarde da última terça-feira (9) o grupo voltou a se reunir em videoconferência.

Durante a reunião, o Gabinete apresentou uma proposta de cadastramento no site oficial da Prefeitura, no qual os estabelecimentos apresentariam dados de funcionamento, assumindo o compromisso de adequação às normas de prevenção, que também foram detalhadas na reunião.

Em virtude do crescimento do número de casos de pacientes infectados com a Covid-19 em Redenção, que saltou de 162 casos no início do mês para 363 na data da reunião, ou seja, um crescimento de cerca de 44,62% em  nove dias, assim como a taxa de ocupação atual de 120% de leitos de Covid no Regional e 70% na rede pública municipal, o Gabinete pediu um prazo de 10 dias para voltar a tratar do assunto, aguardando a evolução dos casos e prometendo que tão logo ocorra uma estabilização nos números promoverá a retomada gradativa dessas atividades.

Representantes dos restaurantes também apresentaram o modelo de retomada das atividades proposto pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que será analisada pelo Gabinete. Também ficou acordado com a Câmara de Vereadores, a pedido do prefeito Carlo Iavé, a elaboração de um projeto para auxiliar as categorias na isenção de algumas taxas/impostos, uma vez que se tratam dos setores mais prejudicados durante a pandemia.

Finalizando as tratativas, a juíza Dra. Leonila Maria de Melo Medeiros, solicitou um cuidado maior com aglomerações de idosos. Tanto Judiciário quanto Ministério Público, que se fizeram representados na reunião solicitaram mais fiscalização no cumprimento das medidas e paciência a população que deve entender a gravidade da situação e adequação para que o momento de crise possa ser superado o mais breve possível. (Ascom – Prefeitura de Redenção).