Redenção adere ao Sistema Nacional de Cultura

A adesão foi publicada nesta semana.

Secretaria de Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Lazer | Postado em: 28 de Novembro de 2019 | Por: CONVÊNIOS | Atualizada em: 29 de Novembro de 2019

O município de Redenção passou a integrar o Sistema Nacional de Cultura (SNC), instrumento de gestão compartilhada de políticas públicas de cultura adotado pelo Ministério da Cultura (MiNC). A adesão foi publicada nesta semana.

A conquista só foi possível graças ao empenho do Secretário Municipal de Educação, Cultura e Lazer de Redenção, Prof. Vanderly Moreira, que juntamente com a equipe do Departamento Municipal de Cultura, passou a planejar e implementar os componentes necessários para a integração do Município ao SNC, a princípio, elaborando a Lei do Fundo Municipal de Cultura e o Conselho Municipal de Cultura, que foram apresentados ao Poder Legislativo Municipal por meio do Projeto de Lei nº 010/2019, de 19 de setembro de 2019, que se encontra em tramitação naquela Casa de Leis, bem como, a efetivação e realização da II Conferência Municipal de Cultura, que ocorrerá em nosso município no dia 14 de dezembro de 2019, na Escola Tancredo Neves, além do Plano Municipal de Cultura, que está em sua fase final de elaboração, o que contribuirá para o fortalecimento da produção artística e o engrandecimento da identidade cultural de Redenção.

Vale salientar que, o Município de Redenção firmou Acordo de Cooperação Federativa com o SNC em abril de 2013, conforme Processo 01400029360/2012-95, na gestão do então prefeito Vanderlei Coimbra, entretanto, não se vislumbrou os passos seguintes, a saber, a institucionalização (com a atualização na plataforma) e a implementação (acompanhamento dos componentes do sistema), ficando o município impossibilitado de obter transferência de recursos fundo a fundo.

Diante disto, nesta semana o prefeito Iavé Araújo, motivado a fazer com que o Município de Redenção caminhe para a construção de diversas linguagens artísticas em caráter contínuo e com uma visão de cultura ampla e democrática, agregando os valores simbólicos de nossas tradições culturais, reafirmou compromisso junto ao SNC no sentido de  proporcionar a todos os artistas, produtores e agentes culturais do Município, verdadeiros e legítimos protagonistas dessa cena, a valorização e o reconhecimento devido. (FONTE: ASCOM SEMEC)