Secretarias

Prefeitura Municípal de Redenção

ADMINISTRAÇÃO

DAIANE FURTADO DE ARAÚJO

A Secretaria de Administração tem como atividades primordiais, dentre outras: executar atividades relativas ao recrutamento, seleção, avaliação do mérito ao sistema de carreiras, aos planos de lotação e as demais atividades de natureza técnica da administração de recursos humanos da prefeitura. Além de executar atividades relativas a promoção e realização de concursos públicos, tudo em consonância com a secretaria municipal de governo e procuradoria do município.

Prefeitura Municípal de Redenção

ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Mª JUCEMA FURTADO CAPELLESSO

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS) do Município de Redenção possui atribuições em planejar, coordenar, supervisionar, assistir e executar a Política Social, com ênfase às iniciativas da comunidade na área de atuação assistencial.

A Atuação Assistencial ocorre em base a princípios e diretrizes tendo como objetivo garantir o atendimento às necessidades básicas e proporcionar o desenvolvimento pessoal, familiar e social, bem como, oportunizar a capacitação, facilitando a inserção no mercado de trabalho e a geração de renda.

Dentre seus princípios destacam-se o da universalização dos direitos sociais; o respeito à dignidade do cidadão; o direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à convivência familiar. Os serviços prestados no âmbito do SUAS (Serviço Único de Assistência Social) devem produzir seguranças sociais aos seus usuários, conforme suas necessidades e a situação de vulnerabilidade e risco em que se econtram.

 

 

Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social

 

Maria Jucema Furtado Cappellesso, nascida em Mafra-SC. Em meados de 1978, junto com sua família, veio para Redenção- PA, sendo redencense há quase 40 anos. Casada desde 1982, mãe de dois filhos, e um neto de 10 anos de idade. Sempre esteve empenhada no social dando apoio e participando na União Espírita, na APAE- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Redenção, na Maçonaria, no Rotary e no Lar de Maria desde sua adolescência, o que fez nascer o seu amor pela filantropia.

Jucema está cursando Serviço Social na UNOPAR- Universidade Norte do Paraná, e tem como foco contribuir de forma particular e social no desenvolvimento das atividades e na superação dos desafios da realidade social de criar oportunidades de acesso a direitos, favorecendo o trabalho social e a prevenção de situações de risco.

 

Prefeitura Municípal de Redenção

MEIO AMBIENTE

Aristóteles Alves do Nascimento

COMPETÊNCIAS DA SECRETARIA:

  1. Formulação, aprovação, execução, avaliação e atualização da Política Municipal de Meio Ambiente;
  2. Análise e acompanhamento de ações setoriais que causem impacto ao meio ambiente;
  3. Articulação e coordenação dos planos e atividades relacionados à área ambiental em nível municipal;
  4. Fiscalização e licenciamento ambiental;
  5. Ações de educação ambiental, normatização, controle, regularização, proteção, conservação e recuperação dos recursos naturais

Prefeitura Municípal de Redenção

OBRAS, TRANSPORTE E URBANISMO

Dorvalino Rocha da Silva

A Secretaria Municipal de Obras de Redenção-SEMOB é uma das pastas mais importantes da Prefeitura de Redenção-PA. Toda execução de obra passa por ela, que tem uma grande integração com todas as secretarias do município. É uma secretaria que cria e executa projetos para melhorar a qualidade de vida do redencense, visando também a revitalização de todos os espaços públicos, garantindo um ambiente agradável e seguro para a cidade.

Prefeitura Municípal de Redenção

SECRETARIA DE AGROPECUÁRIA INDÚSTRIA COMÉRCIO E TURISMO

Marcelo França Borges

Programas e Departamentos

Agropecuária

Programa Gradagem

O programa gradagem em parceria com as associações tem atendido produtores rurais com o preparo do solo através da mecanização, para plantio de grãos, tubérculos, hortifrutigranjeiros contribuindo também para formação de pastejo como forma de apoio á bovinocultura, sobretudo leiteira.

formas de apoio ao sucesso na atividade são disponibilizadas através do corpo técnico, orientações voltadas a análises e correção do solo, adubação e manejos a serem adotados.

Imposto Territorial Rural-ITR

Certificado de Cadastro de Imóvel Rural-CCIR

Indústria e Comércio

A indústria e comercio tem oferecido condições para atração de implantação de indústria em Redenção bem como o desenvolvimento econômico no comercio local através de negociações de compra de produtos ou serviços com indústria instaladas no município, estruturando os centros de compras locais como (bairros, ruas, feiras, e Avenida) diagnosticando as empresas que estão trabalhando na informalidade no comercio varejista, atacadista do município.

Turismo

O departamento de turismo-(DETUR), atua projetando e divulgando o potencial turístico do Município, de forma a atrair novos investimentos de maneira sustentáveis, incentivando, supervisionando, apoiando iniciativas, viabilizando a estruturação, capacitação e qualificação dos possíveis pontos turísticos e propondo parcerias voltadas para o atendimento e desenvolvimento turístico municipal.

Secretário de Agropecuária Indústria Comércio e Turismo.

Marcelo França Borges, nascido em Ituiutaba-MG, no ano de 1962, junto com sua família, veio para Redenção- PA, sendo redencense há mais de 35 anos. Sempre defensor das causas sociais dando apoio e participando ativamente por 6 anos da APAE- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Redenção, com vasta experiência Administrativa tendo por exemplo, o ramo de hotelaria, conta com experiências no Legislativo, atuando  como Vereador na legislatura de 2013 a 2016. Hoje trabalha de forma assídua no executivo Municipal na Função de vice-prefeito e tendo sobre sua gestão a Secretaria de Agropecuária, Indústria, Comércio e Turismo.

Prefeitura Municípal de Redenção

SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE E LAZER

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer tem uma política pública focada na valorização da diversidade cultural, esportista e de lazer do redencense. Nossos investimentos, tanto no fomento à atividade física quanto nas atividades artísticas ou de lazer aprimoram nossa rede de relacionamento nesses três eixos. Nossa pasta reflete a preocupação básica em oferecer oportunidades a uma quantidade cada vez maior de pessoas, crianças, jovens, adultos e melhor idade para que nosso objetivo seja alcançado.

Prefeitura Municípal de Redenção

SECRETARIA DE GOVERNO

Renata

A Secretaria Municipal de Governo (Segov) e uma secretaria da estrutura do municipal de Redenção que presta assessoria direta e imediata ao Poder Executivo.

Está sob a competência da Segov a coordenação, monitoramento e integração dos programas e ações do governo, tais como o suporte às relações com os demais poderes, com outros municípios, estado e Governo Federal.

Fica a cargo da Secretaria a formulação e coordenação de diretrizes e políticas para negociações e captação de recursos financeiros destinados a programas e projetos do setor público municipal.

Concentra ainda a responsabilidade sobre ações fiscalizadoras para preservação do equilíbrio econômico e da eficiência técnica e em condições de regularidade dos serviços públicos.

Como órgão de gestão, a Segov elabora e executa programas e ações para melhoria em todos os âmbitos do governo municipal, bem como efetua monitoramento, verificação de pesquisa e análise das fontes de recursos para o município, a elaboração de projetos, convênios, planos de trabalho e o controle e acompanhamento das propostas em execução e execução orçamentária, competindo ainda participação efetiva da elaboração do orçamento geral financeiro, incluindo as questões prioritárias do governo.

Prestar assistência ao Chefe do Executivo em suas relações políticas administrativas cm os munícipes, órgãos e entidades públicas e privadas e associações de classe

Planejar, coordenar, monitorar e avaliar em colaboração com os órgãos e entidades da administração direta e indireta do Poder Executivo, planos, programas e projetos relativos as politicas públicas nas áreas econômicas e sociais.

Prefeitura Municípal de Redenção

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Vanderly Antonio Luiz Moreira

Com o propósito de socializar, junto à comunidade redencense, a filosofia educacional a Secretaria Municipal de Educação tem como prioridade, desenvolver uma educação humanizada, respaldada na tríade: Comunidade, Escola e Secretaria Municipal de Educação, buscando sustentar uma sociedade em equilíbrio, tendo como propósito, a construção de uma sociedade, na qual seja prazeroso e seguro viver.

Neste sentido, é preciso aprimorar, constantemente, as nossas Unidades de Ensino, propiciando uma atmosfera que favoreça o cultivo da ética, da construção de uma sociedade solidária, que respeite as individualidades, tendo a paz como fator primordial, para que se possa desenvolver uma Educação de qualidade, que possibilite a Formação Integral de cada cidadão, com a certeza de que, é esta Educação, que garante a formação de cidadãos críticos, participativos, capaz de construírem sua própria história e da comunidade onde estão inseridos.

O Departamento de Ensino da Secretaria Municipal de Educação busca promover Projetos e Seminários que sejam disseminadores da Filosofia Educacional, defendida por toda a Rede Municipal de Ensino de Redenção. Sendo responsável, pedagogicamente, por, aproximadamente, 16 mil alunos, inseridos na Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Modalidade EJA/PEJAS.

A Rede Municipal de Ensino administra 40 Unidades de Ensino, sendo:

12 Unidades de Ensino de Educação Infantil (Creches e Educação Infantil), que são preparadas para atender a clientela de 08 meses a 05 anos.

24 Unidades na zona urbana, de Ensino do Fundamental I e II. Estas Unidades recebem a clientela de 06 a 14 anos, que desenvolvem o ensino sistematizado do 1º ao 9º Ano.

02 Unidades de Ensino da Modalidade Ensino EJA/PEJAS

A EMEF. Rui Barbosa e EMEF Juscelino Kubitschek atendem cerca de 300 Alunos de 15 anos acima, para que possam concluir seus estudos no Ensino Fundamental sendo que, por um motivo ou outro não conseguiram concluir na idade certa.

Secretário Municipal de Educação

Vanderly Antonio Luiz Moreira, servidor público municipal efetivo, brasileiro, nascido em 16 de janeiro de 1976 no município de Conceição do Araguaia (PA), formado em Biologia pelo CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica), pós-graduado em Gestão Escolar pela UEPA (Universidade do Estado do Pará). Com atuação profissional na área educacional desde 1993. Dentre suas experiências, estão à atividade de doze anos como Diretor Escolar. Assumiu a Secretaria Municipal de Educação em Janeiro de 2016. Em 2017, Vanderly foi eleito membro da mesa diretora da UNDIME – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Pará. Toda a trajetória de Vanderly é dedicada à causa da educação. Tem se destacado, na administração pública, pela busca incansável, juntamente com o Prefeito Iavé Araújo, de iniciativas que permitissem a consolidação de uma educação de excelência. Dentre várias ações exitosas, instituíram o Conselho Municipal de Educação no município de Redenção e o Projeto “Ouvindo o Servidor” nas escolas e creches com o propósito de estar acompanhando de perto os problemas e ouvindo as demandas e sugestões para melhorias da qualidade da Educação do município. Vanderly Antonio Luiz Moreira participa constantemente de eventos e cursos técnicos voltados a sua área de atuação a nível regional e nacional.

Prefeitura Municípal de Redenção

SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA

A Secretaria Municipal de Fazenda do município de Redenção-SEFA, coordena e controla a administração econômico-tributária e fiscal de Redenção. Cabe ainda à SEFA, instituir impostos como: IPTU, ISS e ITBI. A Fazenda tem competência legislativa plena, ou seja, pode determinar a incidência dos impostos, formas de lançamento e cobrança, assim como modos de arrecadação e fiscalização. A SEFA funciona na Independência, no antigo prédio da Delegacia de Polícia Federal, no centro de Redenção, faça-nos uma visita.

Prefeitura Municípal de Redenção

SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS

Luciane Barros Castro dos Santos

Processar a despesa e manter o registro e os controles contábeis da administração financeira, orçamentária e patrimonial do município, inclusive seu arquivamento;

Incumbir-se da preparação e encaminhamento aos órgãos de controle externo competentes e em tempo hábil, os balancetes e relatório previsto na legislação, bem como o balanço geral a as prestações de contas de todos os recursos transferidos para o município e aqueles transferidos por outras esferas de governo, inclusive o arquivamento dos protocolos de entrega;

Fiscalizar e fazer a tomada de contas dos órgãos de administração centralizada encarregados de movimentação de dinheiro e valores;

Receber, pagar , guardar e movimentar o dinheiro e outros valores do município;

Acompanhar a realização de licitação para a aquisição de materiais, obras, bens e serviços necessários ás atividades de prefeitura;

Acompanhar e controlar a execução orçamentária de contratos e convênios celebrados pelo município;

Desempenhar outras atividades afins.

A secretaria municipal de financias apresenta a seguinte estrutura interna:

Gabinete da secretaria:

Secretaria executiva de gabinete

Diretoria de contabilidade geral :

Coordenador de lançamentos e classificação contábil;

Coordenador de programação e execução orçamentaria;

Diretoria administrativa e financeira

Coordenação de tesouraria