Assistência e Desenvolvimento Social

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS) do Município de Redenção possui atribuições em planejar, coordenar, supervisionar, assistir e executar a Política Social, com ênfase às iniciativas da comunidade na área de atuação assistencial.

A Atuação Assistencial ocorre em base a princípios e diretrizes tendo como objetivo garantir o atendimento às necessidades básicas e proporcionar o desenvolvimento pessoal, familiar e social, bem como, oportunizar a capacitação, facilitando a inserção no mercado de trabalho e a geração de renda.

Dentre seus princípios destacam-se o da universalização dos direitos sociais; o respeito à dignidade do cidadão; o direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à convivência familiar. Os serviços prestados no âmbito do SUAS (Serviço Único de Assistência Social) devem produzir seguranças sociais aos seus usuários, conforme suas necessidades e a situação de vulnerabilidade e risco em que se econtram.

 

 

Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social

 

Maria Jucema Furtado Cappellesso, nascida em Mafra-SC. Em meados de 1978, junto com sua família, veio para Redenção- PA, sendo redencense há quase 40 anos. Casada desde 1982, mãe de dois filhos, e um neto de 10 anos de idade. Sempre esteve empenhada no social dando apoio e participando na União Espírita, na APAE- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Redenção, na Maçonaria, no Rotary e no Lar de Maria desde sua adolescência, o que fez nascer o seu amor pela filantropia.

Jucema está cursando Serviço Social na UNOPAR- Universidade Norte do Paraná, e tem como foco contribuir de forma particular e social no desenvolvimento das atividades e na superação dos desafios da realidade social de criar oportunidades de acesso a direitos, favorecendo o trabalho social e a prevenção de situações de risco.

 

Prefeitura Municípal de Redenção
Mª JUCEMA FURTADO CAPELLESSO

E-mail:

assistenciasocial@redencao.pa.gov.br

Telefone:

(94) 3424-1329

Endereço:

Av. Walterllo Prudente, 34, Jardim Umuarama - CEP 68552-210

Horário de Funcionamento:

08:00 ás 18:00

O Recanto GerAções, vem complementar o trabalho social com as famílias através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Atende crianças e adolescentes, tendo como foco o desenvolvimento de atividades para fortalecer vínculos e prevenir ocorrência de situações de exclusão social e de risco, em especial a violência doméstica e o trabalho infantil. Oferece um espaço amplo para a realização de atividades lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social. Tem uma equipe de profissionais com Psicólogo, Assistente Social e Pedagogo, que orientam e trabalham no fortalecimento da função protetiva da família e superação de suas dificuldades de convívio.

Prefeitura Municípal de Redenção
Rosiana Dias Pereira

E-mail:

recanto@redencao.pa.gov.br

Telefone:

(94) 99152-5600

Endereço:

Rua 04, S/N, Setor Bela Vista

Horário de Funcionamento:

08:00 ás 18:00

O Abrigo Municipal Janyara Marinho foi implantado em 1995. A instituição oferece acolhimento de proteção, provisório e excepcional, destinado a crianças e adolescentes afastados do convívio familiar, em função de abandono, maus tratos, violência física ou sexual, situações de risco pessoal e social ou cujas famílias ou responsáveis encontram-se impossibilitadas de cumprir com sua função de cuidado e proteção. A instituição funciona 24 horas ininterruptas e possui estrutura para acolher ate 20 crianças e/ou adolescentes. A unidade de Acolhimento de Crianças e Adolescentes está inserida no Serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, de acordo com a Resolução nº 109 de 11 de Novembro de 2009 de que trata a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais.

Prefeitura Municípal de Redenção
Simone Silva Messias

E-mail:

abrigomunicipal@redencao.pa.gov.br

Telefone:

(94) 00000-0000

Endereço:

Rua 02, S/N, Setor Jardim Viviane – Redenção/PA.

Horário de Funcionamento:

08:00 ás 18:00

O Centro de Referência de Assistência Social - CRAS é a porta de entrada para o cidadão acessar seus direitos socioasssistencias. Seu Foco de atuação é a busca pela superação das desigualdades sociais e a promoção da vida dentro do território em que esta sediado. Desenvolve e articula ações da Proteção Social Básica, ou seja, prevenção de situação de risco pessoal e social, por meio do desenvolvimento de potencialidades e acesso a direitos e pelo fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Serviços e Programas Ofertados

-Acolhimento Social;

-Acolhimento Psicossocial

-PAIF- Proteção e Atendimento Integral à Família

-SCFV- Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo – 06-17 anos

-SCFV- Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo – 18 em diante

-BPC- Benefício de Prestação Continuada

-BPC- na Escola- Pessoas com Deficiência de 0-18 anos

-Cursos e Oficina de Geração de Trabalho e Renda

-Carteira do Idoso

-Acesso a Documentações pessoais (isenções de taxas, solicitações de documentos)

-Equipe Volante – ações nos bairros

Prefeitura Municípal de Redenção
Luzia Silva Palma

E-mail:

creas@redencao.pa.gov.br

Telefone:

(94) 99267-7518

Endereço:

Rua Bolivar Rosa, S/N, Jardim Umuarama.

Horário de Funcionamento:

08:00 ás 18:00

O Departamento do Bolsa Família municipal, atende ao público interessado em conseguir os benefícios sociais do Governo Federal relacionado ao programa Cadastro Único.

Atendimentos realizados relacionados ao Bolsa Família:

  • Cancelamento;
  • Bloqueio;
  • Suspensão.

Outros atendimentos realizados:

  • Inclusão no Cadastro Único (cadastro novo);
  • Atualização do Cadastro Único para os programas Sociais vinculado o sistema como:

- Bolsa Família;

-Carteira do Idoso;

-Tarifa Social de Energia Elétrica;

-Benefício de Prestação Continuada (BPC);

- Minha Casa, Minha Vida;

- Bolsa Verde;

- Fomento – Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais;

-Aposentadoria para pessoa de baixa renda;

- Brasil Carinhoso- Apoio às Creches;

- Pro Jovem Adolescente;

-Isenção de taxas em concursos públicos;

-Passe livre para pessoas com deficiência.

Prefeitura Municípal de Redenção
Jardel de Sousa Teles

E-mail:

bolsafamilia@redencao.pa.gov.br

Telefone:

(94) 3424-3974

Endereço:

Avenida Brasil, Nº 2134, Setor Alto Paraná

Horário de Funcionamento:

08:00 ás 18:00