Atenção Básica da rede municipal de saúde sob nova direção

Humanização

Secretaria de Saúde | Postado em: 14 de Junho de 2018 | Por: Assessoria de Comunicação

Assumiu o DAB (Departamento de Atenção Básica), a enfermeira obstetra, Vânia Muniz da Silva, docente licenciada do ensino superior há 10 anos, MBA em Gestão em Saúde e Controle de Infecção Hospitalar, Mestre na linha de pesquisa de Perinatologia.

Uma reunião na tarde desta quarta-feira (13), composta por coordenadores dos Postos de Saúde, Agentes Comunitários, presidente do Conselho Municipal de saúde, Heldon Alves e demais integrantes da Atenção Básica, marcou o ponto de partida da nova direção.

Vania Muniz foi diretora técnica do Hospital Materno Infantil por um ano e dois meses, onde implantou o Curso de Gestantes para o Parto Adequado, Aconselhamento à Amamentação, Assistente de Hospitalidade para o Parto Adequado e Quebrando o Silêncio.

Montou o 1° PPP (Pré- Parto Parto e Pós-Parto no Materno Infantil). É líder e responsável pelo Projeto Parto Adequado em rede nacional com parceira com a ANS, Ministério da Saúde e Hospital Israelita Albert Einstein.

Para a secretária, Cleide Mendes, o fortalecimento da Atenção Básica deve promover uma mudança de hábitos da população que, hoje, tende a buscar um especialista mesmo para a solução de problemas simples, que poderiam ser solucionados rapidamente por um clínico. “As pessoas precisam saber que terão um atendimento de qualidade na UBS mais próxima de sua casa”.

Segundo Cleide Mendes, o Programa de Saúde da Família está em fase de expansão e conta com o apoio dos agentes comunitários de saúde para fazer um atendimento preventivo e integral. (Assessoria de Comunicação)